Noticías


 
Noticías  |  e Destaques
 
 
  ANEEL modifica regras para emissão da conta de energia em caso de impedimento de leitura
  A partir deste mês de março, os consumidores de energia elétrica precisam ficar mais atentos quanto ao acesso do leiturista da CEMAR ao medidor de energia elétrica.
 

 

A partir deste mês de março, os consumidores de energia elétrica precisam ficar mais atentos quanto ao acesso do leiturista da CEMAR ao medidor de energia elétrica. Conforme Resolução ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica nº 414/2010, artigo 87, as unidades consumidoras que apresentam impedimento de acesso para realização da leitura, obedecerão a critérios diferentes de faturamento que podem gerar confusão na hora de interpretar a conta.

Até então, quando havia algum obstáculo que impossibilitasse o acesso ou visualização do leiturista ao medidor que registra o consumo mensal de energia em cada imóvel, a CEMAR cobrava com base na legislação do setor elétrico, um valor baseado na média dos três últimos meses de consumo. Se ainda assim o impedimento continuasse nos meses seguintes, o cliente passaria a pagar apenas um valor mínimo, baseado na fase na qual a unidade consumidora é atendida (monofásico - 30kWh ou trifásico - 100kWh), independente de haver registro de consumo maior que esta média.

A partir de agora com as mudanças estabelecidas pela ANEEL para quando ocorrer o impedimento de leitura, as contas passam a ser faturadas pela média aritmética dos 12 (doze) últimos faturamentos anteriores à constatação do impedimento, e não mais pelos três meses, como acontecia anteriormente.

Se ainda assim o leiturista continuar não tendo acesso ao medidor, o cliente continua pagando a taxa mínima da fase (mono ou trifásico) na qual o imóvel é atendido por três meses, contudo após regularizada a situação de impedimento, será cobrado retroativamente o consumo dos meses que o cliente estava pagando apenas a taxa mínima, e é aí que o cliente precisa ficar atento para interpretar corretamente sua conta de energia elétrica para evitar desconfortos.

 
 
 
Empresa | Soluções | Parcerias | Notícias | Fale Conosco
 
Av. Presidente Wilson, 231 - CJ 903 Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 20030-021
(021) 2521-3081 | (011) 3360-4400
contato@globalsul.net
Copyright  2011 - todos os direitos reservados - produzido por www.o2ew.com.br
space